Todas as Publicações dos Clubes

Projeto "Brincar é coisa séria"

BRINCAR É COISA SÉRIA! “Brincadeiras enriquecem os relacionamentos entre pais e filhos.” O Projeto “Brincar é Coisa Séria”, elaborado e desenvolvido voluntariamente, a partir de estudos da Lei do Marco Legal da Primeira Infância, objetiva, junto as famílias, professores, comunidade escolar e entidades parceiras dos Bairros Jardim Floresta, Jardim Primavera, Jardim Itália e imediações da Cidade Norte de Francisco Beltrão, “O brincar”, com a participação de pais e demais cuidadores das crianças através do resgate de brincadeiras educativas. O uso de tecnologias no cotidiano dos adultos e, consequemente, das crianças faz com que os espaços familiares onde deveria acontecer a interação educativa que promove a formação, a personalidade de nossas crianças, está sendo substituído pelos aparelhos tecnológicos modernos, especialmente pelo celular. O objetivo principal é promover, por meio do brincar o desenvolvimento pleno da criança, na infância, instigando suas expressões e linguagens (imaginação e fantasia) ajudando a desenvolver e diferenciar a ação e o significado e, através do brincar e da construção dos brinquedos, enriquecer o relacionamento familiar. O projeto é realizado com a participação dos pais ou responsáveis (famílias) das crianças, com encontros para orientá-los sobre a importância do brincar na infância desenvolvimento, tendo como referência principal o Marco Legal da Primeira Infância e a participação nos trabalhos desenvolvidos pela Universidade da Criança, dos Companheiros do Rotary Club de Francisco Beltrão Urio Park entidades/empresas e voluntários. Através de oficinas são confeccionados os brinquedos: ambiente no qual os pais e demais cuidadores fabricam, em parceria com a criança brinquedos e, na sequência, brincam juntos (pé de lata, bilboquê, balangandã, corrupio, bola de meia, cavalo de pau, carrinhos de rolimã, entre outros); Brincar no bosque e na rua também são práticas efetivas do projeto. Sempre com a participação da família. Percebemos que através deste trabalho, as famílias disponibilizaram de tempo no seu cotidiano para estar próximo de seus filhos e participarem de suas atividades lúdicas construindo o brinquedo, instigando a criatividade e o desenvolvimento pleno da criança através da mediação simbólica, promovendo as relações afetivas familiares.  

por

Tenistas do Grande Lago Participam do Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos

Aconteceu em Balneário Camboriú/SC de 14 a 17 de novembro o 6o Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos, promovido pela ITFR - International Tennis Fellowship of Rotarians. O Rotary Club de Balneário Camboriú-Norte foi o clube anfitrião que promoveu o torneio, cuja a renda das inscrições foi revertida para a Fundação Rotária. Ao todo foram 47 atletas inscritos, além dos tenistas brasileiros ainda teve a presença dos rotarianos argentinos, paraguaios e peruanos. Os atletas tenistas do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago participaram do torneio e tiveram excelentes resultados, com destaque para a companheira Marines Soares, primeira colocada, campeã na categoria feminino e Giani Hames, vice-campeão na categoria 50+. Nas palavras do companheiro Giani Hames, "o torneio foi show de bola. Fizemos belos jogos e o melhor de tudo é o companheirismo, fazendo amizade com rotarianos do Brasil todo e até de outros países". Na noite de sábado foi a entrega dos troféus e passagem da bandeira oficial do próximo torneio ITFR 2019 a ser realizado na cidade de Foz do Iguaçu. Seja a Inspiração através do esporte.

por

Rotary Club de Itapejara D'Oeste abraça o Programa Cidade Amiga do Idoso

Em reunião realizada pelo Rotary Club de Itapejara D'Oeste, foi discutida a possibilidade da implantação do Programa Cidade Amiga do Idoso. Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente do Clube, Alexandre Barros e contou ainda com a presença do Prefeito Municipal, Agilberto Perin e primeira-dama e Diretora do Departamento de Assistência Social, Lenita Perin, Secretária Municipal de Saúde, Marli Dariva, Presidente da ASR, Silviane Ferreira, casal de sócios honorários do Clube, Professores Celito e Verônica Mattos, além de companheiros do clube. Na oportunidade, quem esteve apresentando o programa, foram os integrantes da Comissão Rotária do Clube Vila Nova de Pato Branco, Volmar Luiz Klin e Danilo Terres e a Professora da UTFPR de Pato Branco, Maria de Lurdes, Coordenadora de pesquisa do Programa Cidade Amiga do Idoso. Ao final da reunião, diante do que foi exposto, foi lançado o desafio para que Itapejara D'Oeste implante o programa, sendo este aceito pelo Rotary Club e demais parceiros.

por

Localizar site dos clubes