Todas as Publicações dos Clubes

Rotary Cascavel Primavera prestigia lançamento de livro que conta narrativas do governador Dimer

O Rotary Club de Cascavel Primavera transferiu sua reunião desta semana, na noite de quinta-feira (18) para o auditório da Acic, a Associação Comercial de Cascavel. O objetivo foi de prestigiar o lançamento de um livro que conta narrativas históricas e causos populares de quase 70 anos de Cascavel, a partir de relatos do governador 1986-87 do Distrito 4640, Dimer José Weber. O livro “O Sonho de um Pioneiro” é de autoria do economista Valdir Pacini. A ilustração da capa é assinada pelo chargista Jair Reinaldo dos Santos e o prefácio pelo jornalista Jean Paterno. O material e informações coletadas durante inúmeras viagens a trabalho pela região foi transformado em livro que, além de enriquecer a biblioteca de títulos locais, vai imortalizar passagens, muitas delas folclóricas e engraçadas, que estão se perdendo com o tempo. “Essa é, antes de tudo, uma homenagem a um pioneiro que fez muito pelo desenvolvimento de Cascavel, e uma forma de tornar personagens históricos importantes, e outros nem tanto, ainda mais conhecidos e respeitados pela comunidade”, diz Pacini. Com 204 páginas, o livro traz relatos da atuação de nomes como Wilson Joffre, Jacob Munhak, Tio Zaca, Jeca Silvério, Francisco Natel de Camargo, Ciro Nardi, Gema Zandoná, e muitos outros. “São pessoas que, mesmo com dificuldades, fizeram enorme diferença no processo de estruturação e de construção dessa grande cidade”, afirma o autor. Durante o lançamento houve também uma sessão de autógrafos, onde tanto autor como homenageado atenderam aos convidados. O livro está sendo comercializado a R$ 40,00 e toda a renda obtida com a venda da obra vai ser revertida para a Uopeccan, a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer, uma das entidades às quais Dimer se doou durante muitos anos e que atualmente é presidida pelo companheiro Leopoldo Furlan, associado do Rotary Club de Cascavel Primavera. 

por

Rotary Marechal lança projeto que incentiva a leitura junto ao Lago Municipal

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) no Parque Ecológico Rudolfo Rieger, a inauguração e lançamento do projeto “Livro no Lago”, idealizado pelo Rotary Club de Marechal Cândido Rondon. Trata-se de um ambiente com uma estante de livros instalado junto ao Lago Municipal para oferecer obras literárias gratuitamente à população, que pode retirar os livros e devolve-los voluntariamente ao local após a leitura. A inauguração ocorreu durante a visita oficial da governadora do Distrito 4640 de Rotary, Sônia Taube Linero, aos clubes de Marechal Cândido Rondon. Também prestigiaram a inauguração o prefeito Márcio Rauber, a secretária de Educação, Márcia da Mota, bem como membros da Família Rotária rondonense, entre eles o idealizador do projeto Emerson Delázari Donini e o ex-presidente do Rotary Márcio da Mota, gestão na qual iniciou a sua execução. Conforme a atual presidente do Rotary Marechal, Grasielly Raquel Arenhart von Borstel, a proposta é despertar o gosto pela leitura na comunidade, valorizando a literatura em suas diferentes formas de expressão e promovendo a cidadania. Segundo ela, o “Livro no Lago” surgiu do desejo de organizar um projeto que resgate o prazer de ler e ouvir histórias, aproveitando um espaço público de lazer muito utilizado pela comunidade onde está construído um agradável local para disponibilização gratuita de livros.  O projeto foi desenvolvido com o apoio de outras entidades e empresas da cidade, como Prefeitura Municipal, Sicredi, Sempre Vida, Carpenedo Rheinheimer Arquitetura e Engenharia, Baseforma e Imperial Blocos de Cimento. A presidente do Rotary observa ainda que a entidade também está pedindo doações da comunidade, para enriquecer o acervo já disponível no lago. "Quem tiver livros em casa e que, muitas vezes, estão esquecidos numa estante, podem doá-los para o projeto e possibilitar o acesso à leitura para muitas pessoas que por vezes não tem tanto acesso”, destaca. Por outro lado, o Rotary também convida a comunidade em geral a visitar o projeto. “Enquanto passam suas horas de lazer junto ao lago, as pessoas podem aproveitar para folhear os livros, e se interessar, levá-los para casa para ler e depois devolver”, acrescentou. O Rotary Club de Marechal Cândido Rondon foi fundado em 1969 e é o mais antigo do município. Ele apenas é um dos 4 clubes da cidade e dos 35 mil que existem ao redor do mundo. Juntos eles formam uma organização internacional que atua diretamente nas comunidades com iniciativas como esta, do “Livro no Lago”.

por

Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago 3ª Reunião Ordinária

Aconteceu no dia 17 de julho a 3ª reunião ordinária do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago, cuja pauta foi a aprovação das metas das comissões, campanha de vacinação da pólio e sarampo em parceria com a Secretaria de Saúde e 4ª Noite do Sukiyaki. Ademais o companheiro Rene fez apresentação do significado do lema rotário 2018/2019 Seja a Inspiração. Por fim, o companheiro visitante do Rotary Club de Ciudad del Este-Paraguay fez uso da palavra livre para apresentar o programa de companherismo de rotarianos de negócios. Seja a Inspiração.

por

Localizar site dos clubes